O acesso à internet em casa continua a aumentar, abrangendo 79% dos agregados em 2018, mais 2 pontos percentuais (p.p.) que no ano anterior e mais 26 p.p. que em 2010. Quase todos os agregados com acesso à internet em casa dispõem de banda larga.
Em 2018, 81% dos utilizadores acederam à rede em mobilidade, principalmente através de telemóvel ou smartphone; 67% dos residentes utilizaram ou instalaram aplicações no smartphone. A proporção de utilizadores de internet banking com idade dos 16 aos 74 anos é de 52%, tendo aumentado 10 p.p. em relação ao ano anterior.
37% dos residentes com 16 a 74 anos utilizaram o comércio eletrónico nos 12 meses anteriores à entrevista, mais 3 p.p. que no ano anterior e mais 22 p.p. relativamente a 2010, mas em nível inferior à taxa de utilização na União Europeia.
A proporção de famílias com ligação à internet em casa através de banda larga continua a aumentar
Em 2018, 79% dos agregados familiares em Portugal têm ligação à internet em casa, mais 2 pontos percentuais (p.p.) que no ano anterior. A quase totalidade destes agregados utiliza a ligação à internet através de banda larga.
Figura 1. Proporção de agregados familiares com ligação à internet e por banda larga em casa, Portugal, 2010-2018
Figura 2. Proporção de agregados familiares com ligação através de banda larga em casa, Portugal e UE-28, 2010-2018
Os níveis de acesso à internet e de ligação através de banda larga continuam a ser mais elevados, em 2018, nas famílias com crianças até aos 15 anos: 96% têm acesso à internet em casa e 94% fazem-no através de banda larga.
Figura 3. Proporção de agregados familiares com ligação à internet e ligação através de banda larga em casa, por composição familiar, Portugal, 2018
As famílias sem crianças registam, em geral, níveis de acesso mais reduzidos (75% referem ter acesso à internet em casa e 72% utilizam banda larga). Excetuam-se as famílias sem crianças, mas que incluem 3 ou mais adultos, com 90% de acesso à internet (87% através de banda larga).
Tanto a ligação à internet em casa, como a utilização de banda larga, são, em 2018, mais frequentes na Área Metropolitana de Lisboa e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. A região do Alentejo continua a apresentar os níveis de acesso à internet e banda larga mais baixos do país (respetivamente, 71% e 67%).
A proporção de utilizadores da internet aumentou 22 p.p. em relação ao início da década
Figura 4. Proporção de pessoas com 16 a 74 anos que utilizaram internet nos 12 meses anteriores à entrevista, Portugal e UE-28, 2010-2018
A taxa de utilização da internet pelos homens (77%) é superior à das mulheres (74%).
Figura 5. Perfis das pessoas com 16 a 74 anos que utilizaram internet nos 12 meses anteriores à entrevista, 2018
Por outro lado, as taxas de utilização da internet são significativamente mais elevadas para as pessoas que concluíram o ensino superior (98%) e o secundário (97%).
Aumenta a proporção de utilizadores de internet em mobilidade
O acesso à internet em mobilidade (fora de casa e do local de trabalho e em equipamentos portáteis) é referido por 81% dos utilizadores de internet em 2018, mais 2 p.p. que no anterior e mais do que duplicando a proporção registada há cinco anos.
O telemóvel/smartphone é o principal tipo de equipamento portátil utilizado para aceder à internet em mobilidade, sendo referido por 79% dos utilizadores de internet.
Figura 6. Proporção de pessoas com 16 a 74 anos que utilizam internet em equipamentos portáteis fora de casa e dolocal de trabalho, por tipo de equipamento, Portugal, 2018
67% dos residentes utilizam ou instalaram aplicações no smartphone
Cerca de ⅔ da população com 16 a 74 anos utiliza ou instalou aplicações de internet no smartphone (67%) em 2018. É nos mais jovens, nos mais escolarizados e nos estudantes que se observam as percentagens mais elevadas de utilizadores deste tipo de aplicações.
Estes utilizadores procuram salvaguardar a segurança e privacidade associadas à utilização do smartphone, uma vez que 41% utilizam algum tipo de software de segurança (antivírus, anti-spam ou firewall), e 45% já restringiu ou recusou o acesso de aplicações aos seus dados pessoais.
Por outro lado, o procedimento de identificação mais utilizado no acesso a serviços online consiste na introdução do nome de utilizador e palavra-chave. Igualmente relevantes no acesso a serviços online são os códigos de segurança recebidos através do telemóvel (51%) e as credenciais de acesso das redes sociais (49%).
Aumentou em 10 p.p. a proporção de pessoas que aderiram ao internet banking
A proporção de residentes que referem utilizar a internet para procurar informação sobre bens ou serviços é de 85% em 2018, valor superior ao geralmente verificado na UE-28.
Em 2018, 52% dos utilizadores de internet com 16 a 74 anos de idade referem gerir a conta bancária através do acesso online (internet banking), mais 10 p.p. que no ano anterior, mas ainda em nível inferior ao que tem vindo a ser registado na UE-28.
Figura 7. Proporção de pessoas dos 16 aos 74 anos que utilizam internet para procurar informação sobre bens ou serviços, Portugal e UE-28, 2010-2018
37% da população faz compras pela internet
Em 2018, 37% dos residentes em Portugal com 16 a 74 anos referiram ter utilizado o comércio eletrónico nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, mais 3 p.p. que no ano anterior e mais 22 p.p. relativamente a 2010.
Figura 8. Proporção de pessoas dos 16 aos 74 anos que utilizaram comércio eletrónico nos 12 meses anteriores à entrevista, Portugal, 2010-2018
Apesar deste crescimento, a proporção de residentes em Portugal que utilizaram a internet para efetuar encomendas nos 12 meses anteriores à entrevista tem vindo a ser persistentemente inferior à taxa de utilização na UE-28 (57% em 2017).
Os principais produtos ou serviços encomendados através da internet são roupas ou equipamentos desportivos (60% dos utilizadores do comércio eletrónico nos 12 anteriores à entrevista), reservas de alojamento (48%), artigos para casa (36%) e bilhetes para espetáculos ou eventos culturais ou desportivos (30%).
A taxa de utilização do comércio eletrónico pelos homens (39%) é superior à das mulheres (35%) e é mais frequente nos grupos etários mais jovens, em particular na população com 25 a 34 anos (70%).
Figura 10. Perfis das pessoas com 16 a 74 anos que utilizaram comércio eletrónico nos 12 meses anteriores à entrevista, Portugal, 2018
A utilização de correio eletrónico é a atividade de informação e comunicação mais transversal aos empregados em Portugal
A principal atividade de informação e comunicação realizada pelas pessoas empregadas em Portugal é a troca de mensagens de correio eletrónico no âmbito das suas tarefas profissionais. Seguem-se a utilização de software específico para a sua atividade profissional (44%) e a introdução de dados em bases de dados (40%).
A utilização das tecnologias de informação e comunicação tem permitido alterar vários aspetos no trabalho dos residentes, destacando-se a colaboração com colegas, clientes e fornecedores (25%), a autonomia na organização das tarefas (21%) e o acompanhamento do desempenho no trabalho (19%).
Figura 11. Proporção de pessoas empregadas dos 16 aos 74 anos que utilizaram internet nos 12 meses anteriores à entrevista, por tipo de atividade realizada, Portugal, 2018
Para saber mais ...
Alguns títulos da divulgação na Comunicação Social
Metade dos portugueses com internet gere contas bancárias online
A proporção de população nacional que faz a gestão de contas bancárias na internet cresceu 10 pontos percentuais no último ano. Mas, mesmo assim, está aquém da média europeia.
Três em cada quatro portugueses utilizam internet. E mais de metade troca o balcão pelo banco online
Os utilizadores de internet banking estão a aumentar a um ritmo acelerado. Em 2018, mais de metade dos utilizadores de internet já se rendeu ao banco online para manter as contas debaixo de olho.
O computador já não é o rei da Internet para os portugueses
NE revela que em 2017 continua a haver mais homens do que mulheres online em Portugal, e são os estudantes que mais usam a Internet, mas a popularidade do smartphone está a aumentar.
In Público
Internet está em quase 80% dos lares em Portugal
Percentagem dos portugueses que utilizaram a internet em 2017 é inferior à média europeia, mas o número de internautas aumentou 22 pontos percentuais desde 2010.
In tvi24
37% dos portugueses já fazem compras pela internet e 52% relacionam-se com o seu banco
Em 2018 aumentou o número de portugueses que utiliza internet quer para fazer compras quer para gerir as suas contas bancárias. 98% das empresas tem acesso à internet.
In Expresso
Quase 80% das famílias tem acesso à Internet e um terço já fez compras
Quase 80 por cento das famílias portuguesas têm acesso à Internet, e um terço já a usou para encomendar bens ou serviços, mais do dobro do que no início da década, segundo números do Instituto Nacional de Estatística.