Notícia da revista Visão Edição n.º 870 - 5 Novembro 2009 |
||
11 dias para salvar o Planeta
O que não podemos ignorar sobre a Conferência Climática de Copenhaga que, de 7 a 8 de Dezembro, vai procurar soluções para o mundo.
A humanidade já perdeu a oportunidade de prevenir, pela raiz, as alterações climáticas. Interesses instalados, vistas curtas, incompetência política e muita inércia moral e intelectual condenaram-nos - a nós e às gerações futuras - a uma experiência sem paralelo no passado histórico. O que se vai decidir em Copenhaga é o nível de alterações climáticas que estamos dispostos a suportar. E como vão ser repartidos os respectivos custos e riscos.
A reunião climática que decorrerá entre 7 e 18 de Dezembro próximos, na capital dinamarquesa, tem uma designação curiosa que poderá surpreender alguns leitores, ela é a COP15. Isso significa que não se trata de um evento único, mas sim a 15ª Conferência das Partes, isto é, a reunião de todos os países que desde 1992 foram aderindo à Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC, na sigla inglesa).
Quais as razões que fazem da COP15 uma reunião tão diferente e decisiva?
Sondagem "Pelo ambiente"
Portugueses estão dispostos a fazer sacrifícios em defesa do planeta, revela a sondagem VISÃO/SIC/GfK Metris/Socinova.
Não querem energia nuclear no País, aceitam que a circulação de carros seja limitada nas cidades e manifestam-se disponíveis para abrir mão de 1% dos seus rendimentos, se tiverem a garantia de que tais recursos vão ser bem utilizados.
Consultar mais informação:
Agência Portuguesa do Ambiente: http://www.apambiente.pt
Comissão Europeia - Ambiente - Alterações Climáticas: http://ec.europa.eu/environment/climat/campaign/index_pt.htm
INE, Estatísticas do Ambiente: http://www.ine.pt/
Sociedade Ponto Verde: http://www.pontoverde.pt/