Para apreendermos o sentido de um texto, não basta sabermos soletrar as palavras que o constituem, é necessário utilizarmos um vasto conjunto de outros recursos. Do mesmo modo, para “lermos” informação estatística precisamos de conhecer certos conceitos, terminologias e metodologias usados na sua elaboração.

O ALEA – Ação Local Estatística Aplicada – é um projeto de parceria  que visa a elaboração e a disponibilização de instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem da Estatística.

O principal suporte da sua ação é este sítio na web, embora contemple também outras iniciativas, designadamente encontros/fóruns e atividades de formação para docentes.  

 

Missão e objetivos

O ALEA – Ação Local Estatística Aplicada – foi criado precisamente com o propósito de proporcionar instrumentos relacionados com o ensino, a aprendizagem e, por consequência, a compreensão e a utilização da Estatística, destinados essencialmente a docentes e alunos dos ensinos básico e secundário, mas dos quais também podem beneficiar outros públicos.

É, pois, por excelência, um instrumento para o incremento da Literacia Estatística em diversos contextos, que contribui para a Sociedade da Informação, com todos os benefícios daí decorrentes na Formação para a Cidadania.