O projecto "OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" foi desenvolvido pelo Gabinete dos Censos do INE em colaboração com o ALEA e teve como objetivos:

  • Dar a conhecer aos alunos dos diversos graus de ensino: o que são, para que servem e como se fazem os Censos;
  • Mobilizar os pais e familiares dos alunos para a participação nos Censos 2011;
  • Incentivar os alunos para ajudar os pais na resposta aos Censos 2011 pela Internet.

 

   Aulas sobre os Censos

No âmbito desta iniciativa, foram criadas algumas Aulas sobre os Censos, ministradas durante a primeira quinzena de Março de 2011:

 

   "Tu Também Contas" (Mini-censos)
Terminou, a 7 de abril de 2011, a recolha do mini-Censos 2011. Este inquérito contou com a participação de mais de 23 mil alunos do 1.º ciclo, pertencentes a 198 Escolas.
Agradecemos a todas as escolas que participaram!
Até ao final do ano letivo, disponibilizaremos os resultados desta operação.


Ver aqui a lista das escolas participantes e a distribuição dos alunos que responderam ao inquérito, por ano de escolaridade.

Esta foi uma das principais iniciativas realizadas pelo ALEA.

Com a colaboração do Ministério da Educação, os inquéritos foram enviados às escolas do 1.º ciclo. Toda a informação recolhida foi organizada e tratada por uma equipa conjunta envolvendo técnicos do INE e da Escola Secundária de Tomaz Pelayo.

Este inquérito funcionou através de uma página na Internet e todos os Agrupamentos com Escolas do 1.º ciclo devem receberam um acesso para participar.

 

   Jogo dos Censos
Com o Jogo dos Censos pretende-se, de uma forma lúdica, dar a conhecer as estatísticas produzidas a partir dos inquéritos dos Censos realizados à população portuguesa.
Toda a gente é convidada a divertir-se com este jogo, tentando alcançar o melhor resultado possível ao responder rapidamente às questões colocadas.

 

Outros materiais disponíveis no ALEA

Para mais informações sobre os Censos 2011, visite o sítio dos Censos na Internet:
http://censos.ine.pt