Página Inicial - AleaPágina Inicial
O que é...
S.O.S.
Perguntas frequentes
e-ALEA
Estatística divertida
Factos em números...
Biblioteca ALEA
Encontros ALEA
Ligações úteis
Mapa do sítio
Regista-te 
 
Calculadora
Glossário
Combinatória

 

HÁBITOS ALIMENTARES DOS PORTUGUESES ALTERARAM-SE

 

As expressões sublinhadas encontram-se explicadas no final do texto

Os hábitos alimentares da população portuguesa alteraram-se, tendo o consumo alimentar per capita aumentado significativamente, consequência do desenvolvimento económico e do maior poder de compra das famílias portuguesas, na década de 90.

Alimentação em Portugal e na União Europeia

Entre 1990 e 2002, o grupo dos alimentos que registou maior crescimento do consumo per capita foi o dos leites e derivados (+41%), seguido do grupo da carne e ovos (+32%), salientando assim o aumento no consumo de produtos de origem animal. Com aumentos mais moderados surgem os grupos dos frutos e produtos hortícolas (+8%) e dos óleos e gorduras vegetais (+8%). O grupo dos cereais, arroz, leguminosas e batata, apresentou um decréscimo de consumo per capita de 12%, para o mesmo período.

 

Evolução do consumo per capita em Portugal, por grupos de alimentos 1990 e 2002

necessita descrição longa

 

Esta evolução permite concluir que os hábitos alimentares dos portugueses tendem cada vez mais a afastar-se da dieta tipo mediterrânica, com um aumento do consumo de produtos de origem animal muito superior ao dos de origem vegetal.

Portugal é o 2º consumidor de Cereais da União Europeia

Portugal ocupa o segundo lugar no consumo per capita de cereais relativamente aos países da União Europeia (UE), atingindo em 2000/2001 um valor de 129,4 kg/hab/ano. O principal consumidor de cereais da UE é a Grécia (161,6 kg/hab/ano) e o que consome menos são os Países Baixos (59,5 kg/hab/ano). De realçar que as primeiras três posições são ocupadas por países mediterrânicos com tradição no consumo de cereais.

 

Consumo per capita de Cereais nos países da União Europeia em 2000/2001
necessita descrição longa


 Países mediterrânicos maiores consumidores de vegetais e frutos frescos

O maior consumidor de vegetais e frutos frescos da UE é a Grécia, com um consumo per capita de 445,8 kg/hab/ano no ano 2000. Segue-se a Itália (314,0 kg/hab/ano) e a Espanha (274,0 kg/hab/ano), surgindo Portugal na 5ª posição com uma capitação de 190,8 kg/hab/ano. Também no caso dos vegetais e frutos frescos, entre os principais consumidores encontram-se os países mediterrânicos, sendo a Suécia o país com menor consumo per capita (107,9 kg/hab/ano).

 

Consumo per capita de Vegetais e Frutos frescos nos países da União Europeia - 2000
necessita descrição longa


Finlândia e Irlanda principais consumidores de Produtos Lácteos da União Europeia

Os principais países consumidores de produtos lácteos frescos da UE, incluindo o leite e excluindo a nata, são a Finlândia, com um consumo per capita, em 1999, de 190,3 kg/hab/ano, e a Irlanda com um consumo per capita de 176,6 kg/hab/ano, em 1999. Portugal surge na 8ª posição com um consumo per capita de 113,3 kg/hab/ano. A Grécia é o país da UE com menor consumo de produtos lácteos frescos (66,7 kg/hab/ano).


Consumo per capita de Productos lácteos nos países da União Europeia – 1999
necessita descrição longa
Fonte: EUROSTAT, excepto Portugal


Portugueses estão entre os cinco principais consumidores de Carne da União Europeia

Em 2001, a Espanha foi o país da UE com maior consumo per capita de carne (122,3 kg/hab/ano), seguida da Dinamarca (113,7 kg/hab/ano) e da Irlanda (112,6 kg/hab/ano). Portugal, como já foi referido, apresentou um aumento significativo no consumo de carne, atingindo em 2001 um valor de consumo per capita de 102,9 kg/hab/ano, e ocupa o 5º lugar entre os países da UE.


Consumo per capita de Carne nos países da União Europeia – 2001
necessita descrição longa
Fonte: EUROSTAT, excepto Portugal


Grécia lidera consumo de Óleos e Gorduras vegetais na União Europeia

Relativamente ao consumo de óleos e gorduras vegetais em 1999/2000, a Grécia destaca-se como sendo o principal consumidor (45,9 kg/hab/ano) entre os países da UE. Portugal ocupa a 6ª posição entre estes países, com um consumo per capita de 21,3 kg/hab/ano em 1999/2000, abaixo da Espanha (31,6 kg/hab/ano) e da Itália (26,4 kg/hab/ano), países mediterrânicos com tradição no consumo deste grupo de alimentos. A Suécia apresenta o menor consumo, com um valor per capita de 3,2 kg/hab/ano.


Consumo per capita de Óleos e Gorduras Vegetais nos países da União Europeia - 1999/2000

necessita descrição longa
Fonte: EUROSTAT, excepto Portugal

 

Para saber mais...

Consumo alimentar per capita / Capitação bruta anual: quociente entre o consumo humano bruto e o número de pessoas residentes no território nacional a meio do ano (30 de Junho), expresso em quilogramas nos produtos alimentares e em litros nas bebidas.

 

[ página inicial | factos em números | dossiers e recursos | noções de estatística ]
[ noções de probabilidades | galeria virtual | estatística trivial | ligações úteis | escreve-nos ]