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Televisão: televendas ultrapassam spots publicitários

As expressões sublinhadas encontram-se explicadas no final do texto

Na análise ao conteúdo dos programas televisivos, observou-se que a categoria preponderante em termos de número de horas de emissão, consistiu nos programas não-ficcionais no ano de 2001 (54,5% do total). Esta categoria inclui programas de entretenimento, musicais, de informação, noticiários, programas desportivos e culturais. Quanto aos programas de ficção e filmes cinematográficos, foram transmitidas 8771 horas desta categoria de programas nos canais de televisão de origem nacional nesse ano, representando 26,8% do total de horas de emissão. É de referir, igualmente, que o número de horas de televendas ultrapassou significativamente o número de horas de spots publicitários (11,0% e 7,7% do total, respectivamente).

Horas de emissão por categoria do programa televisivo - 2001

Fonte: Instituto da Comunicação Social

Em 2001, o principal meio de recepção de sinal televisivo nos agregados que possuem pelo menos um aparelho de televisão continuou a ser maioritariamente a recepção terrestre, correspondendo a 67,2% desse conjunto de agregados. Observou-se, no entanto, que um agregado pode possuir mais do que um meio de recepção e consequentemente, esta análise refere-se ao principal meio. Em comparação com a média observada na União Europeia relativamente a esta variável, deparamo-nos com uma importância relativa da recepção por cabo e satélite bastante elevada (30,9% e 18,6% respectivamente), face à importância desses mesmos valores em Portugal (23,6% e 9,3% respectivamente).

Principal meio de recepção de televisão nos agregados - 2001

Fonte: Eurostat

No ano de 2001, registaram-se 3024 milhares de alojamentos cablados. Tomando como referência os dois anos anteriores, observou-se um aumento progressivo do número de alojamentos possuindo ligações por cabo, representando um aumento de 16,3% face a 2000 e 33,7% face a 1999. Do mesmo modo, o número de assinantes nesse período registou a mesma tendência, representando em 2001, 1119 milhares de assinantes. A barreira do milhão de assinantes foi ultrapassada nesse ano, sendo que em 2000 eram apenas 925 mil assinantes e 760 mil em 1999.

Televisão por Cabo

Fonte: Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM)

Para saber mais...

Agregado - conjunto de indivíduos que reside no mesmo alojamento e cujas despesas habituais em alojamento e alimentação são suportadas conjuntamente (orçamento comum), independentemente da existência de laços de parentesco;

Alojamentos cablados - alojamento conectado com serviços de cabo (i.e., através de uma rede de conexão via cabo)

Pode obter mais informações sobre este assunto no Eurostat (Euro-indicadores estatísticos) e em Obercom (Observatório da Comunicação)

 

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