Página Inicial - AleaPágina Inicial
O que é...
S.O.S.
Perguntas frequentes
e-ALEA
Estatística divertida
Factos em números...
Biblioteca ALEA
Encontros ALEA
Ligações úteis
Mapa do sítio
Regista-te 
 
Calculadora
Glossário
Combinatória

actualidades

 

Atlas das Cidades Portuguesas

 

Pela primeira vez o INE edita um Atlas das Cidades de Portugal, publicação que reúne um conjunto de indicadores sobre as actuais 134 cidades do país e as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, visando contribuir para responder à procura de informação estatística de todos quantos, por razões profissionais ou outras, se interessam pelos fenómenos económicos e sociais à escala das cidades.

A informação utilizada na elaboração do Atlas provém em boa parte dos Censos 2001 e de outros inquéritos do INE e foi desagregada geograficamente ao nível da freguesia. Para cada uma das 134 cidades a informação está disponível sob a forma de quadros, gráficos e cartogramas, apresentando-se no Atlas distribuída tematicamente por quatro páginas.

A Localização e a Delimitação da cidade

A apresentação sumária de cada um dos quatro temas do Atlas desenvolvida nos parágrafos seguintes deste texto, permitirá formar uma ideia mais precisa sobre a sua organização e conteúdo. Assim, começar-se-á por encontrar no Atlas, para cada uma das cidades portuguesas, uma primeira página onde consta o mapa da cidade e um cartograma que referencia a sua localização no concelho e as freguesias pelas quais se reparte, este ilustrado aqui a partir do exemplo da cidade de Braga.

Cidade de Braga

A População

Relativamente ao tema População, a informação estatística disponível permitiu construir para cada uma das cidades de Portugal um leque diversificado de indicadores tais como, o Índice de Envelhecimento, a Pirâmide Etária da População Residente (ver exemplo para a cidade da Guarda), o Saldo Natural, os Casamentos Celebrados e Dissolvidos, a Esperança de Vida à Nascença, a Dimensão Média das Famílias, etc.

Cidade da Guarda

Assim, por exemplo, verifica-se que Lisboa é a cidade em Portugal na qual existe a maior percentagem de residentes com idade superior a 64 anos (23,7%) enquanto que, mesmo ao lado, a cidade da Póvoa de Santa Iria detém a menor percentagem de idosos (6,1%). Um outro dado interessante, entre muitos outros, é o crescimento da população de divorciados (cerca de 86% para o conjunto das cidades) ou ainda a percentagem de pessoas solteiras no total da população que vai desde 31,3% na cidade de Vendas Novas até a um máximo de 51,8% em Câmara de Lobos.

A informação incluída no Atlas permite constatar que, no conjunto das cidades portuguesas, residem cerca de 3.982.000 dos quase 10.356.000 residentes recenseados no País nos Censos de 2001. De salientar que estes 38,4% da população portuguesa, residem num espaço que representa somente 1,9% do território nacional (1786,4 km2) fazendo com que a densidade média das cidades portuguesas atinja 2.229 habitantes por km2, quase vinte vezes superior à média nacional. Para este indicador, como para muitos outros, registam-se importantes variações, quer comparando várias cidades, quer comparando diversas áreas dentro das próprias cidades. Essas descontinuidades territoriais tornam-se facilmente perceptíveis nos cartogramas da densidade populacional incluídos no Atlas e exemplificados aqui para a cidade de Beja.

Cidade de Beja

A Actividade Económica

Os indicadores económicos que ocupam a terceira página das quatro dedicadas a cada cidade, dão informações sobre a Taxa de Actividade, o Pessoal ao Serviço por CAE, a Dimensão Média das Sociedades, as Licenças para a Habitação, a percentagem de Empresários em Nome Individual e o Volume de Negócios no Comércio, a Taxa de Desemprego, etc. Dois dos vários gráficos incluídos na página que versa o tema Actividade Económica são os que, tomando como exemplo as cidade de Faro e de Aveiro, constam a seguir.

A Habitação e Condições de Vida

Finalmente, na página dedicada ao tema Habitação e Condições de Vida, é possível encontrar para cada uma das cidades informação sobre o número de Edifícios e Alojamentos, a percentagem dos alojamentos segundo o Regime de Ocupação, os Pavimentos por Edifício, o Nível de ensino Atingido, os Visitantes por Museu, etc. Duas das imagens incluídas na página dedicada à Habitação e Condições de Vida são o cartograma da Idade Média dos Edifícios e gráfico relativo ao Nível de Ensino, ilustrados aqui a partir do exemplo das cidade de Lisboa e do Funchal, respectivamente.

Cidade de Lisboa

Nota final

A curto prazo o INE tenciona difundir mais e nova informação sobre a totalidade das áreas urbanas do país, complementando assim a abordagem adoptada neste Atlas, exclusivamente centrada nas cidades.

 

Para saber mais...

Atlas - Colecção de cartas geográficas, estampas, mapas, quadros, etc

Cidades - Áreas urbanas centrais, onde se concentram equipamentos administrativos e actividades económicas e correspondendo a um espaço específico de planeamento municipal.

Áreas Metropolitanas - As áreas metropolitanas de Lisboa (AML) e Porto (AMP) são pessoas colectivas de direito público de âmbito territorial e visam a prossecução de interesses próprios das populações da área dos municípios integrantes. A AML tem sede em Lisboa e compreende os seguintes concelhos: Alcochete, Almada, Amadora, Azambuja, Barreiro, Odivelas, Palmela, Sesimbra, Setúbal, Seixal, Sintra e Vila Franca de Xira. A AMP tem sede no Porto e compreende os seguintes concelhos: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Índice de Envelhecimento - Relação existente entre o número de idosos (população com 65 e mais anos) e o de jovens (população com menos de 15 anos), por cada 100 indivíduos.

População Residente - Indivíduos que, independentemente de no momento censitário estarem presentes ou ausentes num determinado alojamento, aí residem com a respectiva família ou detêm a totalidade ou a maior parte dos seus haveres.

Saldo Natural - Corresponde, ano a ano, à diferença entre o número de nados-vivos e o número de óbitos.

Esperança de Vida à Nascença - Corresponde à duração média de vida de um indivíduo.

Pessoal ao Serviço por CAE - Pessoas que, no período de referência, participaram na actividade da empresa/instituição, qualquer que tenha sido a duração dessa participação por Classificação de Actividade Económica.

Dimensão Média das Sociedades - Relação entre as pessoas ao serviço nas sociedades sediadas e o número de sociedades sediadas.

Licenças para Habitação - Relação entre as licenças concedidas para habitação e o total de licenças concedidas. _______________________________________________________________________

Mais informações na publicação Atlas das Cidades de Portugal 2002, disponível para consulta ou aquisição nas Direcções Regionais do I.N.E.

 

[ < span style="font-family: MS Sans Serif;font-size:10pt;;">voltar atrás ]

[ página inicial | factos em números | dossiers e recursos | noções de estatística ]
[ noções de probabilidades | galeria virtual | estatística trivial | ligações úteis | escreve-nos ]