Página Inicial - AleaPágina Inicial
O que é...
S.O.S.
Perguntas frequentes
e-ALEA
Estatística divertida
Factos em números...
Biblioteca ALEA
Encontros ALEA
Ligações úteis
Mapa do sítio
Regista-te 
 
Calculadora
Glossário
Combinatória

 

  Em 1998, o comércio de hardware foi responsável por cerca de 50% do volume de negócios das empresas de serviços e comércio de material informático

 

O Inquérito piloto às Actividades Informáticas e Conexas incidiu sobre as empresas, localizadas no Continente, de prestação de serviços informáticos (Divisão 72 da CAE-Rev.2) e comércio por grosso e a retalho de material de escritório (sub-classes 51640 e 52481 da CAE-Rev.2), que venderam maioritariamente material informático.
Em 1998, do volume total de negócios destas empresas, 47,2% foi realizado com o comércio de hardware enquanto o comércio de software representou apenas 12,9%. Os serviços informáticos representaram 30,4% do total.

 

Repartição do Volume de Negócios, por Prestação
de Serviços Informáticos e Comércio

O sector cliente mais importante para as empresas de informática foi o Comércio por Grosso e a Retalho; Reparação de Veículos Automóveis, Motociclos e de Bens de Uso Pessoal e Doméstico com 42,7% do volume de negócios, seguido do sector Intermediação Financeira com 14,6%.
 

Repartição do Volume de Negócios, por tipo de cliente

Em 1998, quase metade do Pessoal ao Serviço nas empresas de informática era "Pessoal Técnico" (46,8%), enquanto o "Pessoal Administrativo" representava 17,2%.
Analisando o "Pessoal Técnico", 28,2% destes eram "Técnicos de Hardware" e 20,9% "Técnicos de Software".

Repartição do Pessoal ao Serviço por Categoria Profissional

 

Para saber mais...

Algumas definições:

Volume de Negócios

-
Valor total da facturação, com exclusão do IVA, realizada pela empresa durante o período de referência, correspondente à venda de mercadorias, produtos acabados e intermédios, subprodutos, desperdícios, resíduos e refugos e à prestação de serviços a terceiros

Pessoal ao Serviço
-
número médio de pessoas ao serviço da empresa durante o ano utilizando a fórmula:
       

Pessoal Dirigente -

Pessoal que define a política geral da empresa ou exerce uma função consultiva na organização da mesma. São incluídos neste item, os administradores e directores de 1ª linha (director financeiro, director comercial, director de produção, etc.). São excluídas as pessoas que, embora tenham essas funções, apenas recebem "senhas de presença".

Pessoal Técnico

Inclui os programadores, analistas de sistemas, técnicos de Software, técnicos de Hardware, formadores e outro pessoal técnico.

Pessoal Administrativo

-
Pessoal que se ocupa das actividades auxiliares da empresa como sejam contabilidade, gestão de recursos humanos, e todas as outras que não têm a ver directamente com a actividade económica da empresa.

Programadores

Pessoal que desenvolve logicamente, codifica, testa e documenta os programas destinados a comandar o tratamento automático da informação, a partir das especificações e instruções preparadas para análise.

Técnicos de Software

Pessoal que efectua a instalação, actualização e manutenção do software do cliente.

Técnicos de Hardware

Pessoal que efectua a instalação, actualização e manutenção do hardware do cliente.

Para encontrar mais informação sobre esta área temática, consulta o Infoline.

 

[ importar em PDF ]

[ importar em DOC ]

[ voltar atrás ]

[ página inicial | factos em números | dossiers e recursos | noções de estatística ]
[ noções de probabilidades | galeria virtual | estatística trivial | ligações úteis | escreve-nos ]