Página Inicial - AleaPágina Inicial
O que é...
S.O.S.
Perguntas frequentes
e-ALEA
Estatística divertida
Factos em números...
Biblioteca ALEA
Encontros ALEA
Ligações úteis
Mapa do sítio
Regista-te 
 
Calculadora
Glossário
Combinatória

actualidades

 

 

Número de assinantes de telemóveis duplicou no último ano

Em 31 de Dezembro de 1998 o parque de postos telefónicos principais (incluindo residenciais, profissionais e públicos) era constituído por mais de 4 milhões de unidades, verificando-se uma proporção de 41,3 telefones por 100 habitantes. Note-se que, em 1990, essa mesma proporção situava-se em 24,0, enquanto que em 1980 existia uma proporção de 10,2 telefones por 100 habitantes.

Os assinantes do serviço móvel terrestre eram mais de 3 milhões (3 074 633) em 31 de Dezembro de 1998, duplicando assim o número relativo ao ano anterior (1 506 958), que por sua vez tinha também ultrapassado o dobro do valor de 1996 (663 643).
O serviço de chamada de pessoas (paging) decresceu 13% em 1998, situando-se em 264 336 assinantes no final do ano (2,6 por 100 habitantes).

 

Para saber mais...

O sector das telecomunicações, cujo mercado será totalmente liberalizado em 1 de Janeiro de 2000, reparte-se ainda por vários outros serviços, nomeadamente o serviço de telecomunicações de valor acrescentado (envolvendo 6,7 milhões de chamadas em 1998), transmissão de dados e outros.

Algumas definições:

Assinantes do serviço de chamada de pessoas (PAGING) - São sistemas de chamadas unilaterais pessoais e selectivas, sem transmissão de palavra, sem mensagem ou com uma mensagem definida, numérica ou alfanumérica, concebidos como prolongamento das redes telefónicas.

Assinantes do serviço móvel terrestre - Os assinantes do serviço móvel terrestre utilizam sistemas de telemóveis podendo ser ligados aos assinantes das redes telefónicas públicas.

Postos telefónicos principais - Linha telefónica que liga o equipamento terminal do assinante à rede pública e que possui acesso individualizado ao equipamento da central telefónica.

Postos telefónicos principais residenciais - Linhas principais servindo as famílias (não são utilizadas para fins profissionais ou como postos públicos).

Postos telefónicos públicos - Trata-se do serviço telefónico colocado à disposição do público em geral, por intermédio de um equipamento terminal que permite estabelecer comunicações de saída após inserção de moedas ou cartões codificados ou pagamento à posteriori a um encarregado.


Para encontrar mais informação sobre esta área temática, consulte as Estatísticas dos Transportes, Armazenagem e Telecomunicações (publicadas anualmente pelo INE) ou o Infoline.

 

[ página inicial | factos em números | dossiers e recursos | noções de estatística ]
[ noções de probabilidades | galeria virtual | estatística trivial | ligações úteis | escreve-nos ]