Página Inicial - AleaPágina Inicial
O que é...
S.O.S.
Perguntas frequentes
e-ALEA
Estatística divertida
Factos em números...
Biblioteca ALEA
Encontros ALEA
Ligações úteis
Mapa do sítio
Regista-te 
 
Calculadora
Glossário
Combinatória

actualidades

 

 

Os portugueses gastam perto de um quarto do seu rendimento em produtos alimentares, bebidas e tabaco

Da despesa total das famílias (agregados domésticos privados) nos anos de 1994 e de 1995, perto de um quarto teve por destino os "Produtos Alimentares, Bebidas e Tabaco"; em comparação com os anos de 1989 e de 1990, verificou-se uma importante redução percentual (cerca de 10 pontos percentuais); a importância da despesa dos agregados familiares em "Vestuário e Calçado" também foi menor face ao período anterior.
Em contrapartida, subiram as despesas destinadas à "Habitação, Aquecimento e Iluminação", à "Saúde", aos "Transportes e Comunicações" e à "Distracção, Espectáculos, Instrução e Cultura".

 

 

 

 

 

Para saber mais...

 

A análise das estruturas das receitas e das despesas das famílias traduz o nível de desenvolvimento económico e as condições de vida de um dado país. Os inquéritos aos orçamentos familiares (IOF) realizados pelo INE a nível dos alojamentos dos agregados familiares (agregados domésticos privados), têm normalmente, uma periodicidade quinquenal, permitindo analisar as alterações no nível e distribuição do rendimento das famílias. O último IOF decorreu durante os anos de 1994 e 1995, estando prevista a realização do próximo no período 1999-2000.

Algumas definições:

Alojamento - o local distinto e independente construído, reconstruído, ampliado ou transformado para habitação humana e que, no período de observação, não está a ser utilizado, totalmente, para outro fim.

Agregado doméstico privado - o conjunto de indivíduos que reside no mesmo alojamento e cujas despesas habituais em alojamento e alimentação são suportadas conjuntamente (orçamento comum), independentemente da existência de laços de parentesco; o indivíduo que ocupa integralmente um alojamento ou que, partilhando-o com outros indivíduos, não satisfaz a condição anteriormente citada.

Despesa (Despesas de consumos dos agregados) - Consumo final que compreende:

- As despesas com aquisição de bens e serviços
- Consumos próprios
 

IOF - Inquérito aos Orçamentos Familiares


Para encontrar mais informação sobre esta área temática, consulte o Inquérito aos Orçamentos Familiares, 1994/1995. ou o Infoline.

 

[ importar em PDF ]

[ importar em DOC ]

[ voltar atrás ]

[ página inicial | factos em números | dossiers e recursos | noções de estatística ]
[ noções de probabilidades | galeria virtual | estatística trivial | ligações úteis | escreve-nos ]